Correção por rotundas, para aceleração e desaceleração, é necessária antes e depois dos semáforos e rotundas. Nestes dois casos, as equações são aplicadas com diferentes coeficientes. Para modelar uma rotunda é necessário introduzir uma "semáfora" em cada união da rotunda com cada uma das estradas (jetos de estrada). Isto conduz a um aumento nos níveis dependendo da distância do receptor com a ligação (não da posição exata do objeto do semáforo). Portanto, no nível de modelagem, um "semáfora" deve ser colocado em cada união rodoviária - rotunda e ter a opção ativada.
No que diz respeito ao próprio cálculo/desempenho:
CNOSSOS aplica duas correções a 100 m de raio da rotunda ou junção:
Dependendo do nível (embrulho ou propulsão) é o mais decisivo, haverá um aumento ou diminuição no ruído total. Por exemplo, para um único caso de teste (100 veículos/hora, apenas categoria 1, categoria de asfalto CNS_01, há um aumento de velocidade abaixo de 35 km/h e uma diminuição acima de 35 km/h.
Quanto ao raio mínimo de pesquisa, 20km/h (valor padrão) refere-se ao raio de busca de objetos rodoviários em torno do objeto do semáforo, mas não tem nada a ver com o próprio cálculo. Em outras palavras, uma vez que uma estrada é encontrada, há efeitos devido à rotunda até 100 m.