ComCadnaAé possível importar arquivos que foram criados com softwareGis(Sistema de Informação Geográfica).
Isso permite a importação de objetos definidos no SIG (estradas, edifícios, curvas de nível,...) e seus atributos (altura, densidade de tráfego, número de residentes,...).
3 tipos de arquivo são necessários para importação:
- Arquivo.shp: com informação geográfica
- Arquivo.dbf: o banco de dados com os parâmetros/atributos de objetos
- Arquivo.shx: índice
A primeira coisa que precisaremos fazer para importar uma Forma para o CadnaA é garantir que o software GIS com essa Forma esteja fechado.
Então vamos executar CadnaA e clicar emArquivo==Importação
Vamos selecionar oTipoArquivo ESRI Shape, vamos selecionar o arquivo .shp e clicar emOpções. A seguinte janela será aberta:
Nesta janela você pode atribuir camadas a cada tipo de objeto. Por exemplo, se estivermos importando Edifícios, o tipo de objeto Building atribuiremos a camada de edifícios* (clique na caixaCamadaao lado deEdifícios):
nós vamos pressionarOke se estiver desativado, ativaremos o campoEscrever atributos desconhecidos como Variables-Memo.
Finalmente, teremos que traduzir o nome das variáveis de software GIS e o nome das variáveis CadnaA em relação a determinados parâmetros. Por exemplo, se no software GIS o número de residentes de edifícios recebeu um nome variável "Residentes", teremos que atribuir esse nome de variável ao CadnaA pertencente ao mesmo parâmetro. Em CadnaA a variável alocada ao número de residentes é "EINW". Teremos, portanto, de fazer a tradução da seguinte forma:
Se formos ao projeto importado e selecionarmos as propriedades de um edifício, podemos ver que o número de residentes também foi importado: